Mostrar mensagens com a etiqueta Act.Gerais_3ºP_09_10/BE. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Act.Gerais_3ºP_09_10/BE. Mostrar todas as mensagens

03/06/2010

BIBLIOTECA ConVIDA

Há vida na biblioteca!


A VISÃO Júnior, o Plano Nacional de Leitura e a Rede de Bibliotecas Escolares, criaram uma iniciativa para o ano lectivo 2009/2010 que pretende mostrar a toda a gente como funcionam hoje as bibliotecas das escolas.
Pensando ser uma forma de treinar competências que também são úteis nos trabalhos da escola, as professora Fátima Barreira e Fernanda Silva aderiram ao projecto e em conjunto com as turmas 8º A e 8º B responderam ao desafio lançado que consistia no cumprimento de algumas tarefas:
1 – Novembro: responder a 3 perguntas sobre o conteúdo da Visão júnior.
2 - Janeiro e Fevereiro: resumir um artigo publicado na VISÃO Júnior.
3- Até final de Abril de 2010: realização de uma reportagem sobre a biblioteca da escola. Por isso, ao longo do ano, os alunos destas turmas foram realizando estas tarefas e os trabalhos já foram todos enviados para a revista a fim de serem avaliados.
Para realizarem a reportagem sobre a Biblioteca escolar, os alunos reuniram-se na Biblioteca e questionaram o seu Coordenador, o Professor Daciano Sousa, que os esclareceu sobre diversos aspectos deste espaço escolar. Foi um momento bem agradável em que, com certeza, os alunos passaram a admirar e respeitar mais este espaço de todos os que fazem parte desta comunidade escolar.


Biblioteca conVida

A biblioteca é um lugar que deve ser cada vez mais apelativo para os alunos. Para melhor elaborar o nosso trabalho foi marcada uma entrevista com o Professor Bibliotecário que nos deu a conhecer alguns pontos relativamente à biblioteca e ao seu funcionamento.

Um espaço com história / Pinceladas de uma vida

Daciano Sousa, professor há mais de 20 anos na escola e agora responsável pela biblioteca, explicou-nos sucintamente o nascimento da biblioteca. Em 1954 surgiu a ideia de fundar uma nova biblioteca para o uso diário de crianças e jovens com intenção de melhorar a cultura geral dos próprios. De 1954 a 1959 funcionavam as instalações provisórias da biblioteca no antigo liceu situado na rua Dr. Oliveira de Salazar, em Santo Tirso. A partir de 1957 começou a construção da nova escola que abriu em 1959 com 527 alunos.
Em 1986, em honra do conceituado professor e pintor que dava aulas nesse estabelecimento, a escola passou a chamar-se Escola Secundária de Tomaz Pelayo (ESTP).
O espaço da Biblioteca foi mais tarde alargado e o espaço pertencente à Sala dos Professores passou a funcionar como sala multimédia e em 2004/2005 entrou para a rede de bibliotecas escolares.

Formar leitores e não só…

“ A Biblioteca tem três objectivos: Formar leitores; Apoiar os alunos nas actividades escolares; Fomentar as actividades de cultura. Também existem 4 domínios de interacção: Articulação curricular; Leituras e Literacias; Gestão; Actividades livres e de lazer.”
Os jogos de vídeo, têm vindo, cada vez mais a superar os livros em termos de adesão e importância.
Os jovens de hoje ocupam os seus tempos livres a jogar computador, consolas e no telemóvel e quase nunca “desperdiçam” o seu precioso tempo a ler um livro que, muitas vezes, é melhor em termos de instrução e de conhecimentos do que muitos filmes que ocupam os primeiros lugares nas preferências dos adolescentes! “Ainda há muito trabalho a fazer” afirma o Prof. Daciano, pois dos 1100 alunos apenas 558 têm cartão de requisitante.
A biblioteca tem como objectivos principais fazer com que os alunos ganhem gosto pela leitura tornando-se leitores ávidos e apoiá-los em todas as actividades escolares.
Os alunos da ESTP têm ao seu dispor 8 500 documentos, dos quais 2 500 são CD´s, CD´s rom e DVD. Também é possível estar informado sobre as actualidades do país e do mundo através de revistas e jornais que são adquiridos regularmente. Todo o material pode ser consultado na biblioteca ou requisitado para consulta em casa ou na sala de aula.

Biblioteca 24h

Todos os dias, durante o tempo de escola, os alunos têm a oportunidade de ir a um sítio onde a cultura não tem limites, onde as letras se juntam à informática e tornam tudo o que poderia ser aborrecido interessante. Esse sítio é a biblioteca. Sempre que os jovens precisam de saber mais, seja para um trabalho ou enriquecer o conhecimento, podem recorrer a ela, mas, quando não estão na escola e precisam de consultar documentos podem fazê–lo através do seu blog. Numa época marcada pelas novas tecnologias pretende-se com esta iniciativa criar um espaço de divulgação de todas as iniciativas de interesse cultural e também alargar a acção da Biblioteca Escolar.
Além do blog existe uma plataforma moodle à qual cada aluno pode aceder através do seu email institucional e assim conhecer todas as novidades relacionadas com a vida da escola.
Apesar da biblioteca ter um horário de funcionamento, esta pode ser consultada pela Internet a qualquer momento, ou seja, está ao dispor dos alunos 24h.


Ano novo, biblioteca nova …
Quem passa perto do recinto escolar depara-se com o vai e vem de máquinas. O rebuliço deste ano escolar vai ser compensado no próximo ano com novas instalações, e também, uma nova biblioteca.
A nova biblioteca será um espaço todo envidraçado de 300m2 e equipado com16 computadores. Um pequeno anfiteatro poderá funcionar como auditório para desta forma ser mais fácil a realização de actividades relacionadas com a biblioteca.
Espera-se assim criar um espaço apelativo que fomente o gosto pela leitura e conhecimento.

Alunos do 8º B da Escola Secundária de Tomaz Pelayo
Professora Responsável: Fátima Barreira

"POESIA É ÓVBIO" | Entrega de Prémios do Concurso de Poesia

Decorreu na BE, no dia 23 de Abril, com o brilhantismo a que nos habituou a Oficina de Poesia desta Escola, a entrega de Prémios do Concurso de Poesia. O concurso envolveu os alunos que ao longo do ano lectivo quiseram participar.
Na sessão de entrega de Prémios estiveram presentes para além dos professores e alunos da Oficina de Poesia, o Director da Escola, a representante da Câmara Municipal que em parceria se associou ao evento, no âmbito da poesia está na rua - "Humor com Humor se Paga", acção cultural promovida anualmente pela CM.

POEMAS E ALUNOS PREMIADOS:

1.º PRÉMIO

Joana Borges Laura Barbosa 12.º B


Mar

Suave é o som das suas gargalhadas…
Crescente, o murmúrio dos seus gestos…
Sorvo o seu ar numa só garfada
E procuro reconhecer o batimento do seu manifesto.
Vrrr… murmura, aterrando contra a rocha imponente
Que se fazia erguer por entre as suas mortas irmãs…
Vive, eleva-se, morre…
Ressuscita e volta a viver…
Elevar, morrer…
Vem, irmã onda!
Regozija-te com as tuas presas!
Engole-a, a essa areia!
Alimenta-te dela!
Sê filha do monstruoso deus Neptuno!


2.º PRÉMIO

António Cruz 8.º B

O Palhaço

Mais um risco, mais um traço,
Mais um retoque com giz,
Mais um jeitinho no laço,
E aí estás tu um palhaço,
Parecendo ser feliz.

Cantas, pulas e danças,
Tão bem como nunca vi,
Porque estão aí crianças,
E por isso não te cansas,
Porque as palmas são para ti.

Escondes bem o teu medo,
Fazendo rir a preceito,
É és apontado a dedo,
Enquanto a dor em segredo
Permanece no teu peito.

Ouves?! São as crianças que te chamam,
Anda, vamos, tens de ir,
É a ti que elas amam,
É a ti que chamam
Porque, sabes… Querem rir.


3.º PRÉMIO

Silvinha Diana Catarina, 8ºB

Peguei na caneta

Peguei na caneta
Peguei no papel
Escrevi um poema
Com muito mel

Com muito mel
Com muita alegria
Pois era um poema
Da minha autoria

Da minha autoria
Do meu sentimento
Pois era um poema
Sem sofrimento

Sem sofrimento
Sem emoção
Pois era um poema
Do meu coração

19/05/2010

"POESIA VISUAL" NA BE


Pelos caminhos da criatividade….

No âmbito da disciplina de Língua Portuguesa, a turma do 1.º M, do Curso de Electricistas de Instalações, produziu textos de poesia visual como actividade proposta no estudo do módulo 13,Textos expressivos e poéticos. Os trabalhos estiveram em exposição na Biblioteca da Escola durante a Mostra 2010. Desejou-se a criação de textos poéticos, onde os alunos articulassem dinamicamente palavra e imagem, aferindo os seus sentidos e reconhecendo os seus valores expressivos.
O trabalho desenvolvido foi bastante enriquecedor e cumprido com entusiasmo pelos formandos.




13/05/2010

"GRANDE AULA" | CAMPANHA GLOBAL PELA EDUCAÇÃO |


Grande Aula


Participação na “Grande Aula” dia 20 de Abril às 20:30 horas

1.º Momento - Abertura - Momento musical protagonizado por Guilherme Aresta-violinista, aluno da escola do 11.º ano)

2.º Momento - Leitura de Poema por parte dos professores dinamizadores da Aula.

3.º Momento – Abertura oficial da aula (muito breve) por um de nós.

4.º Momento Professora Helena de Matemática e alunos do curso EFA apresentam os objectivos da aula

5.º Momento – Professora Marília de Matemática e alunos de 8.º ano apresentam uma série de dados estatísticos relativos ao mundo e a Portugal sobre a falta de instrução nas crianças e mulheres (números que tornam mais evidente o propósito da aula)

6.º Momento – Professor André Machado, orador em representação da Universidade Sénior, na qualidade de professor e presidente desta instituição.

7.º Momento – A professora Maria de Lurdes Abreu, de História e a turma do 10.º E com a colaboração da professora Fernanda Vitoriano apresentam a colecção de cartazes “História no feminino” com uma perspectiva histórica do papel da mulher na sociedade e do seu acesso à educação, dando para cada época um exemplo de Mulher que se tenha de algum modo evidenciado em domínios para além daqueles que a sociedade lhes permitia actuar. Chegados, ao século XX apresentarão muitas mais, com a intenção de marcar o século da sua afirmação e natural conquista de direitos fundamentais. Os cartazes procuram tirar partido da comunicação visual, sem descuidar o texto e o rigor histórico. Numa viagem história, que parte do mundo global para a dimensão local chegamos à Dr.ª Lídia, médica aposentada, mas cuja acção teve grande relevo na região, fruto do acesso que teve à instrução.
Por motivos pessoais a Dr.ª Lídia não pode estar presente na aula, no entanto a sua acção e a sua história serão evidenciadas na aula, até porque tivemos com ela encontros nesse sentido.


8.º Momento - A professora Lurdes Abreu a as Alunas da turma EFA de Acção Educativa apresentam o cartaz que contempla as mulheres que são fonte de inspiração para estas alunas, cada aluna apresentará os motivos da sua escolha (apresentam senhoras como Ana Castro Osório, Maria Veleda, Catarina Furtado, Rosa Lobato Faria, Maria Barroso… )


9.º Novo - Divulgação de um vídeo, com o testemunho e apelo de individualidades a nível mundial para que todos adiram a esta causa, reflectindo e inscrevendo-se em 1Goal for education, vídeo cedido pela organização da Semana de Acção Global pela Educação.

10.º Momento – Momento musical, protagonizado pela Rosana, aluna do 12.º ano da escola, acompanhada ao piano por Guilherme Aresta.


11.º Momento – Partilha de ideias, de estados de alma, de desejos (motivar à participação de todos através de frases que iremos distribuir e que cada um poderá completar, sobre o assunto da aula, claro!)

Porto de Honra


Ideias chave desta Aula

A Escola associa-se a uma campanha global pela educação.

A escola dá a conhecer a realidade global, para motivar todos para a valorização e melhoria da nossa educação, das nossas oportunidades, ultrapassado constrangimentos e dificuldades. Sublinha-se o papel da mulher, o seu acesso à educação e participação social, noutros papéis que não os de mãe, esposa e dona de casa.

A preparação desta aula foi um trabalho realizado interdisciplinarmente, estando envolvidos professores de diferentes áreas e de diferentes percursos (Ensino Regular, EFA e Profissional). Trabalho que apelou à envolvência dos alunos, num processo onde os papéis se confundem, é fácil assumirmos, nós professores, a condição de alunos perante a revelação do talento dos nossos alunos (nomeadamente da Verónica, criadora da imagem dos cartazes, não pondo limites ao seu empenho, rigor e exigência).
Por último, mas mais importante do que tudo o resto, é o facto de a escola se mostrar na sua qualidade de responsável pelo desocultar de talentos, apresentado obra, mostrando que os artistas se fazem trabalhando.

A nossa aula, assim como havíamos prometido, associou-se a tantas outras aulas, tornando-a na Grande Aula. Foi um momento de "silêncio", para contrariar o muito "ruído", que se faz e sente à volta da educação, em particular no nosso país. A Grande Aula realizou-se à noite tendo como público os alunos dos cursos EFA e pessoas convidadas, nomeadamente da Direcção Regional de Educação do Norte, Dr.ª Olívia Santos Silva. Para além desta aula, da parte da manhã, em cada sala todos os professores leram o manifesto e encaminharam os alunos para uma sala onde foram projectados os materiais enviados pelo secretariado. No final cada aluno subscreveu 1Goal, através do respectivo site e simbolicamente assinaram uma bola, uma vez que dia 21 realizamos também o Grande Jogo. Das equipas fizeram parte professores e alunos "contra" elementos da PSP. Resultado: 1 Goal pela Educação.


A abordagem dada, sublinhando o papel da mulher ao longo dos tempos associado à temática do acesso à educação, enquanto direito fundamental, foi muito interessante e demonstra uma reflexão cuidada em torno da organização da Grande Aula. A vossa acção demonstra, também, como se devem relacionar professores e alunos: através da partilha, respeito mútuo e incentivo à manifestação e desenvolvimento das capacidades e competências de cada um; e como os diversos percursos se cruzam e devem interagir.

Ficamos muito contentes por terem criado um momento tão positivo, rico, simbólico e exemplar nesta Semana de Acção.

Enviaremos em breve o certificado de participação e mais notícias.

Parabéns e obrigada pela vossa participação!

Até breve,

Mariana Hancock”


in Avaliação do Secretariado Nacional pela Campanha Global pela Educação