Mostrar mensagens com a etiqueta Actividade BE. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Actividade BE. Mostrar todas as mensagens

13/05/2010

Encontro com o Escritor / Ilustrador Pedro Seromenho


No âmbito da MOSTRA 2010, os alunos do 9º Ano participaram na acção promovida pela BE, sobre a importância da leitura na formação pessoal e na aprendizagem.
Pedro Seromenho, escritor e ilustrador, sempre em diálogo com os alunos, apresentou o seu romance juvenil "900, história de um rei" onde trata de uma forma diferente e pedagógica a vida, as batalhas e as paixões do primeiro rei de Portugal, D. Afonso Henriques.
Deliciou os presentes com as suas maravilhosas ilustrações dos vários livros de sua autoria e desenhou ao vivo a pedido dos alunos.
Por fim, autografou os seus livros aos interessados.
Até breve, Pedro Seromenho!


FEIRA DO LIVRO

Decorreu com sucesso, a Feira do Livro na BE durante os dias 22 e 23 de Abril no âmbito das Actividades da MOSTRA 2010. Foram várias as actividades conjuntas na BE, destacando-se o encontro com o escritor Pedro Seromenho, Entrega de Prémios do Concurso de Poesia; Comemoração do Dia Mundial do Livro, Distribuição de marcadores de livros a todos os visitantes.
Aqui fica um pouco do ambiente vivido durante a FL:

XADREZ NA BIBLIOTECA



Numa altura de requalificação da Escola onde os espaços disponíveis não abundam, a BE associou-se ao Desporto Escolar na dinamização da Actividade do Jogo do Xadrez. Para além de se proporcionar uma actividade extra curricular diária, fomentou-se as capacidades de raciocínio, pensamento estratégico, memória, concentração e tomada de decisão.
O sucesso da iniciativa materializou-se na participação dos alunos envolvidos em vários torneios escolares:




Na modalidade de Xadrez, os alunos HUGO MOREIRA, JORGE DIAS e RUI GONÇALVES, classificados em 6º, 9º e 10º lugar, respectivamente, contribuíram com as suas prestações para a obtenção do 3º lugar por equipas, apurando-se para a Fase Final Regional Norte, a realizar no Complexo de Ténis de Espinho, no dia 8 de Maio de 2010. Ainda nesta modalidade, o Clube do Desporto Escolar da Escola Secundária de Tomaz Pelayo organizou o V torneio de Xadrez que decorreu em simultâneo com a “Mostra” da escola, nos dias 22 e 23 de Abril, tendo como convidado especial o Campeão Nacional de Xadrez do Desporto Escolar do ano 2008/2009, JORGE JOÃO FERREIRA e a presença do Campeão Nacional de Sub-8, ANDRÉ COSTA, da Escola da Ponte de Vila das Aves. Os alunos NUNO ANDRADE e RUI GONÇALVES, em representação da Escola Secundária de Tomaz Pelayo, obtiveram o 1º e 2º lugar e o aluno ANDRÉ MARTINS da Escola da Ponte classificou-se em 3º lugar.














À esquerda na foto o vencedor do V torneio de Xadrez da Escola Secundária de Tomaz Pelayo, Nuno Andrade, e à direita o Campeão Nacional de Sub-8, André Costa.

Da esquerda para a direita: Jorge Ferreira, Campeão do Desporto Escolar na época 2008/2009; Presidente do Grupo Desportivo Dias Ferreira, Vitorino Ferreira; Rui Gonçalves e Nuno Andrade, 2º e 1º classificados, respectivamente, no V torneio da ESTP.

De parabéns está a escola, o clube de desporto escolar, professores e alunos envolvidos na dinamização das actividades desportivas deste projecto, proporcionadoras de mais e melhor formação dos nossos jovens.

16/04/2010

ACTIVIDADES BE|MOSTRA 2010|DIAS 22 E 23 DE ABRIL

DIAS 22 e 23 de ABRIL:


FEIRA DO LIVRO

Compre um LIVRO para si ou para oferecer!

Ao adquirir um LIVRO está a contribuír para a actualização do Catálogo da BE.


DIA 22 de ABRIL 10,00 Horas:


Encontro com o Escritor/Ilustrador

Pedro Seromenho

"A importância da Leitura na formação pessoal e no sucesso educativo"



Mais um projecto envolvendo a comunidade educativa, com Pedro Seromenho, para ler, conversar sobre livros e estimular o prazer de ler, a escrita e a ilustração. São convidados especiais, porque apoiados em sala de aula a trabalharem os livros do autor, os alunos do 9º Ano e a turma do 11º de História de Arte.

Pedro Seromenho, embora formado em Economia, dedica-se inteiramente a escrever e a ilustrar livros para várias editoras nacionais e brasileiras. Dois livros de sucesso: História de um Rei" e "O Reino do Silêncio".



DIA 23 de ABRIL 10,15 Horas:

"Poesia é óbvio"

Entrega de prémios do concurso de poesia


OFICA DE POESIA ESTP Humor com humor se paga

TODO O DIA 23 de ABRIL:

Comemoração do

"DIA MUNDIAL DO LIVRO"


Compareça na BE e compartilhe as surpresas apresentadas



01/03/2010

ACÇÃO DE PROMOÇÃO DA LEITURA E DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS ASSOCIADAS | 25 FEV 2010 |


Realizou-se no dia 25 de Fevereiro, pelas 10,00 Horas, na Biblioteca Escolar, uma acção subordinada ao tema "Promoção da Leitura e Desenvolvimento de Competências Associadas". Esta sessão contou com a presença da Escritora Teresa Silva e participação das turmas do 7º ano desta escola.

Teresa Silva, frequenta actualmente o 9º ano, no Externato Delfim Ferreira em Riba D'Ave e aos treze anos, escreveu o Livro com o título "MAGIA LOUCA"





"A Teresa sempre gostou de escrever histórias, desde a primária. Sempre foi responsável e organizada (pôs sempre em primeiro lugar os estudos). Escrever sempre foi um hobbie até que deu a ler a sua primeira história aos pais e professores. O apoio foi imediato ..."



"Magia Louca" é uma história passada "numa ocupação de férias de Verão, uma adolescente mágica mete-se em sarilhos e, quando se apercebe, está trezentos anos à frente. Foi parar a um Mundo muito diferente do dela. A sua grande preocupação relaciona-se com a população desse Mundo que a queria matar, por um acto que ela fizera sem querer...quando só queria ajudar! Tudo por um pulseira mágica que nem era dela! (...)"

As turmas participantes, do 7º A e B, trabalharam a história de "Magia Louca", em sala de aula, sob a orientação da Profª de Português, Francisca Garrett: leitura orientada e leitura autónoma pela requisição na BE dos exemplares existentes que circularam pelos alunos, fizeram desenhos e poemas sobre história do livro, musicaram e interpretaram poemas para todos os presentes na sessão.

Ilustrações sobre a temática de "Magia Louca":


Poema para a Teresa Silva:

Tenra idade e já formada escritora
Nobr' arte a de uma escrita inteligente
Qual dádiva de Deus tão sedutora
Mas que não concedida a muita gente



Se alguém puder nesta Magia Louca
Encontrar neste mundo tal pulseira
Anunciará poder já de voz rouca
P'ra Deus desprover de tal canseira

Tal poder só a Ele se destina
Por isso o mundo inteiro se inclina Perante esta grandeza do Profeta

Tanta assim chega até a ser perverso
Que Deus tenha para si o Universo
Enquanto para o escritor reste a caneta

Avaliação:

Conhecer a Teresa Silva foi, sem dúvida, importante para os nossos alunos do 7º ano de escolaridade, que colocaram todo o empenho e carinho para a receberem. Desde a leitura do seu livro até à realização de cartazes e poemas musicados, todos se deixaram envolver nessa “Magia Louca”. Ávidos de respostas, procuraram nela um exemplo a seguir e por isso quiseram registar o momento com o autógrafo, que lhe pediram, e que mostram, ainda hoje, com orgulho.
É com iniciativas (e pessoas) como esta que se consegue incutir dinamismo e vontade em fazer bem, nos nossos alunos!