16/04/2010

ACTIVIDADES BE|MOSTRA 2010|DIAS 22 E 23 DE ABRIL

DIAS 22 e 23 de ABRIL:


FEIRA DO LIVRO

Compre um LIVRO para si ou para oferecer!

Ao adquirir um LIVRO está a contribuír para a actualização do Catálogo da BE.


DIA 22 de ABRIL 10,00 Horas:


Encontro com o Escritor/Ilustrador

Pedro Seromenho

"A importância da Leitura na formação pessoal e no sucesso educativo"



Mais um projecto envolvendo a comunidade educativa, com Pedro Seromenho, para ler, conversar sobre livros e estimular o prazer de ler, a escrita e a ilustração. São convidados especiais, porque apoiados em sala de aula a trabalharem os livros do autor, os alunos do 9º Ano e a turma do 11º de História de Arte.

Pedro Seromenho, embora formado em Economia, dedica-se inteiramente a escrever e a ilustrar livros para várias editoras nacionais e brasileiras. Dois livros de sucesso: História de um Rei" e "O Reino do Silêncio".



DIA 23 de ABRIL 10,15 Horas:

"Poesia é óbvio"

Entrega de prémios do concurso de poesia


OFICA DE POESIA ESTP Humor com humor se paga

TODO O DIA 23 de ABRIL:

Comemoração do

"DIA MUNDIAL DO LIVRO"


Compareça na BE e compartilhe as surpresas apresentadas



29/03/2010

MOSTRA 2010 | INOV ' ACÇÃO | ES TOMAZ PELAYO | PROGAMAÇÃO GERAL:


No âmbito do Plano Anual de Actividades vai esta escola realizar a sua Mostra Anual de Actividades, nos dias 22 e 23 de Abril próximo.
Dos vários motivos de interesse para professores, alunos e comunidade salientamos as exposições de trabalhos nas oficinas de Electrotecnia, Electrónica, Informática e Mecânica, nos Laboratórios de Ciências Naturais, Ciências Físico-Químicas e Matemática, no Escritório Comercial e em salas específicas como Biblioteca Escolar, Ambiente, Área de Projecto, Contabilidade, Temáticas Sociais, Línguas e projectos associados, Centro Novas Oportunidades e cursos EFA, entre outras, para além da presença de instituições do Ensino Superior. A par dos trabalhos expostos teremos também um conjunto de sessões e palestras sobre temas diversos, em muitas das quais contaremos com a presença de especialistas convidados.
Gostaríamos de poder contar com a visita de alunos e professores de outras escolas. No caso de turmas ou grupos de alunos deverão fazer marcação prévia por telefone (252 852 356) ou fax (252 855 506) ou pelos endereços ce.estp@gmail.com ou mja.estp@gmail.com, ao cuidado do Serviço de Orientação Vocacional.
Programação completa (folheto), Clique:
Programação detalhada da BE - brevemente.

AQUISIÇÕES/DOCUMENTAÇÃO REGISTADA | MARÇO 2010 |

10/03/2010

Lançamento do Livro: "FUNDAMENTOS DO SER" | 26 FEV.2010


No dia 26 de Fevereiro pelas 19:30 a turma de DTCM (Desenho Técnico e Construções Mecânicas) apresentou à comunidade, em especial aos alunos dos Cursos EFA, o livro Fundamentos do Ser, trabalho realizado em Cidadania e Profissionalidade em articulação com Cultura Língua e Comunicação.
Cada formando foi convidado a escrever um texto sobre princípios de conduta: solidariedade, tolerância, respeito, compreensão, no fundo, todos aqueles que, de algum modo reconhecem em si ou no Outro como fundamento de atitudes e acções do quotidiano.
“Por se tratar de textos baseados em vivências reais, ou por nós “inventadas”, achamos por bem considerá-los crónicas. Mesmo quando a história é real, é sempre a visão de cada um de nós que a história apresenta, é a forma como cada um de nós se percepciona a si e aos outros, numa teia de relações que tomam conta do nosso quotidiano.”
“Questionamos atitudes, denunciamos realidades, formulamos desejos, alimentamos a vontade de uma mudança, sinónima de mundo melhor.”
Dizem neste livro assumir a repetição de ideias, de palavras, de expressões, de princípios…Mas assumiram sobretudo a dificuldade de viver e conviver com o outro, afirmando ser este o grande desafio de cada um e da humanidade.
Mas a apresentação ultrapassou a própria obra e foi momento de comemoração de uma etapa cumprida, foi momento de partilha de dificuldades, de desafios ganhos, de expectativas, de esperança, de que amanhã seja o dia de uma nova oportunidade.






01/03/2010

|| FOTOS ACTIVIDADES 1ºPERÍODO || ARQUIVO

"Está comprovado que quando os bibliotecários e os professores trabalham em conjunto, os alunos atingem níveis mais elevados de literacia, de leitura, de aprendizagem, de resolução de problemas e competências no domínio das tecnologias de informação e comunicação"
in MANIFESTO DAS BIBLIOTECAS ESCOLARES, IFLA-UNESCO (2000)