27/12/2010

FEIRA DO LIVRO |DE 13 a 17 Dez 2010|





A IV Feira do Livro da BE da ES Tomaz Pelayo decorreu na última semana de aulas do primeiro período, de 13 a 17 de Dezembro. Com o objectivo de promover o livro e o contacto directo de toda a comunidade educativa com livros e títulos variados, pode dizer-se que o saldo foi muito positivo, excedendo todas as expectativas!

Encontro com o Escritor Luís A Fernandes na BE |15 Dez 2010|




Decorreu na Biblioteca Escolar ES Tomaz Pelayo no dia 15 de Dezembro de 2010, uma sessão de promoção da leitura, com o escritor Luís Américo Fernandes, subordinada ao tema "Ânfora dos Afectos". Esta acção contou com a participação activa de três turmas do 10º Ano, acompanhados dos respectivos professores, que estudaram o livro do autor e recitaram alguns poemas.O autor apresentou a sua obra, dialogou com os alunos e o Professor António Sousa, amigo pessoal do escritor, abrilhantou a sessão declamando vários poemas com a temática "Poesia dos Afectos". A acção foi avaliada pelos participantes, por inquérito, tendo sido considerada um êxito a repetir.

"75 Anos da Morte de Fernando Pessoa" |30.11.2010|



A ES Tomaz Pelayo assinalou a comemoração dos 75 anos da morte de Fernando Pessoa, com uma acção de promoção da leitura e gosto pela poesia, sobre Fernando Pessoa. Na Biblioteca decorreu uma "montra" de exposição de livros e projecção de filmes de e sobre o autor. Na sala de convívio, várias turmas assistiram aos poemas musicados de Fernando Pessoa e interpretados pelo Prof. Ivo Machado. Os membros do Clube de Poesia e o Professor António Sousa, declamaram vários poemas do autor, assinalando-se assim a efeméride.

23/10/2010

EXPOSIÇÃO NA BE: "1910/2010 - APONTAMENTOS DA I REPÚBLICA"




A Escola Secundária de Tomaz Pelayo foi lugar de comemoração do Centenário da República.
As turmas de nono ano em parceria com as turmas de IGR e de AE dos Cursos de Educação e Formação de Adultos assinalaram os 100 anos de República através da exposição “1910/2010 – Apontamentos da Primeira República”, orientados pelos professores de História, contribuindo assim para a memória colectiva de um povo, o português, e com a ajuda das Novas Tecnologias.
100 anos após a Implantação da República, é talvez mais do que motivo celebrarmos.
Foram muitos os que se mobilizaram para as comemorações do Centenário da República - televisões, rádios, jornais, poder central e local, associações várias e as escolas, claro! Praticamente tudo se disse ainda assim foi nossa missão, no dia 4, também fazermos parte, não com a pretensão de fazer teses, a favor ou contra a República, mas querendo tirar alguns apontamentos daquilo que foi a Primeira República, aquela que se implantou a 5 de Outubro de 1910 e findou a 28 de Maio de 1926!
Cada cartaz apresentado pretendeu ser somente o pretexto para tentar de algum modo suscitar a curiosidade de vir a saber mais. Às pesquisas, simples, mas cuidadas, associamos as imagens, sobretudo caricaturas, que tendo como pano de fundo a República e as suas cores, nos pretendem esclarecer alguns aspectos da acção governativa da Primeira República, dos seus sonhos às dificuldades.
A propósito de caricaturas foi interessante descobrir que elas com os seus traços exagerados foram permitindo ver a realidade, antes de 1910, protagonizada pelos governos monárquicos e depois como testemunho das realizações e desejos ou promessas por cumprir. Mas neste dia quisemos enfatizar, os seus princípios, que cumpridos ou não, fazem parte desta História - o sonho da liberdade, da igualdade, da justiça, da solidariedade e do poder!