28/04/2011

TERTÚLIA MUSICAL NA BE | MOSTRA ESTP




Durante a Mostra ESTP, a BE organizou no dia 28 de Abril uma Tertúlia Musical.Inicialmente prevista para a Associação de Pais e Encarregados de Educação, a iniciativa contou com a participação das Turmas do 1ºJ e 10ºS.
Depois dos presentes assistirem ao vídeo promocional dos serviços da Biblioteca, seguiram para o Auditório, onde disfrutaram da Tertúlia Musical interpretada pelo Cantautor Augusto Canetas.
Canetas cantou e encantou os participantes, com poemas musicados de Sofia Mello Breyner, António Gedeão, Fernando Pessoa, Florbela Espanca,etc.

30/03/2011

SEMANA DA LEITURA BE TOMAZ PELAYO | De 28 Fev a 4 de Março

“É importante que se fabriquem bacharéis, licenciados, professores agregados, a sociedade precisa deles,......mas é essencial abrir a todos as páginas de todos os livros.”

Daniel Pénnac




A actividade da leitura é indispensável na formação e na informação, visto que é um instrumento precioso e indispensável ao indivíduo que quer ser útil e participativo na sociedade. A sua prática impõe-se face à complexidade e às exigências do mundo de hoje. E, na vida escolar, não saber ler, no sentido de compreender e interpretar as mensagens escritas, dificulta ou impossibilita mesmo a aquisição de novos conhecimentos. Aliás, formar leitores, preparar adultos com hábitos arreigados de leitura exige da Escola do século XXI - e não, apenas, da aula de Língua Portuguesa – um investimento e a realização de iniciativas que proporcionem o convívio estimulante do aluno com o livro. Assim, durante o mês de Janeiro e Fevereiro, cerca de 200 alunos dos Cursos de Educação e Formação e dos Cursos Profissionais participaram no concurso de leitura promovido pela Biblioteca da Escola Secundária de Tomaz Pelayo. Com esta actividade, desejou-se aliar a descoberta de textos de autores consagrados do mundo ficcional português, - Eça de Queirós, Miguel Torga, José Saramago, - com o desenvolvimento da criatividade, na descoberta da aventura e da novidade. Neste contexto, realizaram-se várias actividades em redor das obras seleccionadas como apresentações em sala de aula, visionamento de documentários e realização de fichas de leitura durante a semana da leitura. Também, nesta semana, foram agendadas outras iniciativas com intuito de fomentar o gosto pela leitura e a participação nas actividades escolares. Assim, os alunos declamaram poesia, organizaram uma exposição de poemas visuais e tiveram a oportunidade de contactar com dois escritores: Adão Jorge Baptista e Laura Barbosa. Foram convidados para a sessão de encerramento os professores António Sousa e Ivo Machado, que, como é habitual, encantaram os presentes com poesia declamada e cantada. Graças ao empenho de todos os alunos e professores envolvidos, foi com muita satisfação que os docentes responsáveis pela organização das actividades viram cumpridos os objectivos da semana da leitura na Escola Secundária de Tomaz Pelayo.