24/05/2011

LER + CIÊNCIA: Apresentação de trabalho


 
No âmbito do concurso LER+ Ciência, promovido pelo Plano Nacional de Leitura, a Fundação Gulbenkian e o projecto Ciência Viva, a Equipa BE lançou o repto a vários alunos que requisitavam bibliografia de apoio curricular, para apresentarem aos seus colegas da escola o assunto versado no livro, com o objectivo suscitar o interesse de outros colegas para a leitura científica ou da obra apresentada.

Nesta sequência, o aluno José Diogo Godinho do 10ºE levou o desafio até ao fim: requisitou um livro de interesse para a disciplina de Economia, leu-o e agendou-se a sua apresentação no Auditório da Biblioteca para o dia 24 de Maio. Compareceram os colegas da Turma 10º E/1,2 e do 11º E/1 e respectivos professores das turmas envolvidas.

O Zé Diogo, num exercício de prática científica, submeteu aos presentes a apresentação do livro de ciência escolhido "Discursos que mudaram o mundo" de Simon, Montegiore, recorrendo a uma apresentação multimédia PPT (imagem e som!)

Os objectivos foram cabalmente concretizados, pelo empenho e exercício de prática científica demonstrado pelo aluno, pela participação e entusiasmo dos colegas participantes e encorajamento dos professores presentes para a leitura de obras científicas de apoio ou não ao currículo. De salientar alguns pontos da conclusão partilhada com os participantes:



- As crises económicas são cíclicas; as guerras são jogos de interesses – acordos entre as grandes potências mundiais; as medidas para relançarem a Economia têm pontos e objectivos muito similares, independentemente das datas e dos países; aconselha a leitura do livro a todo o leitor que aprecie as grandes decisões que abalaram o Mundo e o pensamento actual; Revelou as dificuldades que teve de ultrapassar, pois alguns dos discursos foram difíceis de ler, uma pequena minoria não os leu na íntegra e outros foram lidos mais de que uma vez, mas foi gratificante.



O trabalho do Zé Diogo já foi submetido ao Concurso LER + CIÊNCIA.

Parabéns Zé Diogo!

11/05/2011

Formação na Biblioteca - "Articulação Curricular: BE | Sala de Aula



 
A Acção de Formação para Professores promovida pela Biblioteca Escolar, decorreu no dia 11 de Maio, subordinada ao tema "Articulação Curricular Biblioteca | Sala de Aula, orientada pelas Dr.ªs Maria José Carvalho e Filomena Branco. Com a presença de 23 Professores desta e de outras escolas vizinhas,a Acção focalizou o trabalho do Professor no processo de ensino – aprendizagem, com a seguinte linha orientadora: “BE e Professor parceiros do aluno”. Através do diálogo/reflexão  de fundamentos pedagógicos, as abordagens preconizaram os seguintes objectivos: Reconhecer a biblioteca escolar como parte integrante do processo educativo;Reconhecer estratégias que levem os docentes a rentabilizarem os recursos existentes nas suas actividades lectivas; Verificação que o trabalho colaborativo acontece quando os professores e o professor bibliotecário trabalham em conjunto, planificando, leccionando e avaliando os alunos.

De acordo com a ficha de avaliação preenchida pelos formandos, a acção cumpriu plenamente os objectivos e contribuiu muito positivamente para a melhoria das suas práticas educativas.

28/04/2011

TERTÚLIA MUSICAL NA BE | MOSTRA ESTP




Durante a Mostra ESTP, a BE organizou no dia 28 de Abril uma Tertúlia Musical.Inicialmente prevista para a Associação de Pais e Encarregados de Educação, a iniciativa contou com a participação das Turmas do 1ºJ e 10ºS.
Depois dos presentes assistirem ao vídeo promocional dos serviços da Biblioteca, seguiram para o Auditório, onde disfrutaram da Tertúlia Musical interpretada pelo Cantautor Augusto Canetas.
Canetas cantou e encantou os participantes, com poemas musicados de Sofia Mello Breyner, António Gedeão, Fernando Pessoa, Florbela Espanca,etc.

30/03/2011

SEMANA DA LEITURA BE TOMAZ PELAYO | De 28 Fev a 4 de Março

“É importante que se fabriquem bacharéis, licenciados, professores agregados, a sociedade precisa deles,......mas é essencial abrir a todos as páginas de todos os livros.”

Daniel Pénnac




A actividade da leitura é indispensável na formação e na informação, visto que é um instrumento precioso e indispensável ao indivíduo que quer ser útil e participativo na sociedade. A sua prática impõe-se face à complexidade e às exigências do mundo de hoje. E, na vida escolar, não saber ler, no sentido de compreender e interpretar as mensagens escritas, dificulta ou impossibilita mesmo a aquisição de novos conhecimentos. Aliás, formar leitores, preparar adultos com hábitos arreigados de leitura exige da Escola do século XXI - e não, apenas, da aula de Língua Portuguesa – um investimento e a realização de iniciativas que proporcionem o convívio estimulante do aluno com o livro. Assim, durante o mês de Janeiro e Fevereiro, cerca de 200 alunos dos Cursos de Educação e Formação e dos Cursos Profissionais participaram no concurso de leitura promovido pela Biblioteca da Escola Secundária de Tomaz Pelayo. Com esta actividade, desejou-se aliar a descoberta de textos de autores consagrados do mundo ficcional português, - Eça de Queirós, Miguel Torga, José Saramago, - com o desenvolvimento da criatividade, na descoberta da aventura e da novidade. Neste contexto, realizaram-se várias actividades em redor das obras seleccionadas como apresentações em sala de aula, visionamento de documentários e realização de fichas de leitura durante a semana da leitura. Também, nesta semana, foram agendadas outras iniciativas com intuito de fomentar o gosto pela leitura e a participação nas actividades escolares. Assim, os alunos declamaram poesia, organizaram uma exposição de poemas visuais e tiveram a oportunidade de contactar com dois escritores: Adão Jorge Baptista e Laura Barbosa. Foram convidados para a sessão de encerramento os professores António Sousa e Ivo Machado, que, como é habitual, encantaram os presentes com poesia declamada e cantada. Graças ao empenho de todos os alunos e professores envolvidos, foi com muita satisfação que os docentes responsáveis pela organização das actividades viram cumpridos os objectivos da semana da leitura na Escola Secundária de Tomaz Pelayo.