07/06/2011

POESIA É LIBERDADE

Caravana VISÃO

Poesia é liberdade


A nossa viagem começou com um boa dose de poemas. Fomos a uma sessão de VOZ, em Santo Tirso, um recital pensado pelas Produções Fictícias para estudantes do secundário.


Texto: Luísa Oliveira Fotos: Marcos Borga
2:15 Quinta feira, 2 de Jun. de 2011

O ator João Lagarto, 56 anos, levanta-se, larga a sua pose blasé e agarra no microfone. "Poesia é um espaço de liberdade." Tem casa cheia. A plateia - alunos do secundário da escola Tomaz Pelayo, em Santo Tirso - espera pelas suas palavras. "Preciso de voluntários", arrisca logo no arranque. Tiago Pereira, 16 anos, avança, sem medos. Lê o poema que o ator lhe passa para a mão, sem gaguejar. Estamos numa sessão de Voz, um recital de poesia pensado pelas Produções Fictícias - já foi programa de televisão e agora vende-se um resumo em DVD - para cativar alunos para este tipo de literatura. "Os textos devem ser percebidos pelo coração e não apenas com a cabeça", ensina João Lagarto.

O discurso tem vindo a ser afinado à medida que passa por diversas escolas do País. "Agora vamos ouvir o mesmo poema dito por David Fonseca". Ouvem-se joviais suspiros femininos na assistência... Na parede branca aparece a cara do vocalista dos Silence 4. "Amar é uma eterna inocência", são palavras de Alberto Caeiro, um dos heterónimos de Fernando Pessoa, há de explicar o ator. Assim se passa a hora seguinte, entre poetas, poemas e poesia. Ora ditos ao vivo, ora projetados, nas vozes de pessoas tão diferentes como João Reis ou Inês Castelo Branco.

Saem três meninas do auditório. João Lagarto força o silêncio, para mostrar desagrado. Nem por isso as entradas e saídas acabam. Soltam-se algumas palavras mais indecorosas quando Bocage vem à baila. E a mostra termina com Raul Solnado a dizer Fernando Pessoa, em forma de Liberdade. Ouvem-se palmas. E o professor de português, António de Sousa, ergue-se: "Tem mais um minuto?" João Lagarto cede o palco a uma espécie de improviso de alguns estudantes. Tiago volta ao palco, imponente, soltando palavras de António Gedeão. Seguem-se meia dúzia de outros alunos.

De repente, a sessão transforma-se numa espécie de Ídolos, versão poesia. No final, depois de Impressão Digital (outra vez Gedeão) na voz do professor entusiasta, há direito a autógrafos e fotografias com a estrela da tarde. João Lagarto apressa-se a sair. Ainda o esperam mais de 300 quilómetros até à capital. Acede a espreitar a nossa autocaravana, enquanto fuma um cigarro. Diz-nos que se sente apenas "uma vírgula, ou quanto muito um ponto de exclamação. O centro disto são os poemas projetados". Quase que apostamos que os alunos que acabaram de o ouvir não pensam assim.  






24/05/2011

LER + CIÊNCIA: Apresentação de trabalho


 
No âmbito do concurso LER+ Ciência, promovido pelo Plano Nacional de Leitura, a Fundação Gulbenkian e o projecto Ciência Viva, a Equipa BE lançou o repto a vários alunos que requisitavam bibliografia de apoio curricular, para apresentarem aos seus colegas da escola o assunto versado no livro, com o objectivo suscitar o interesse de outros colegas para a leitura científica ou da obra apresentada.

Nesta sequência, o aluno José Diogo Godinho do 10ºE levou o desafio até ao fim: requisitou um livro de interesse para a disciplina de Economia, leu-o e agendou-se a sua apresentação no Auditório da Biblioteca para o dia 24 de Maio. Compareceram os colegas da Turma 10º E/1,2 e do 11º E/1 e respectivos professores das turmas envolvidas.

O Zé Diogo, num exercício de prática científica, submeteu aos presentes a apresentação do livro de ciência escolhido "Discursos que mudaram o mundo" de Simon, Montegiore, recorrendo a uma apresentação multimédia PPT (imagem e som!)

Os objectivos foram cabalmente concretizados, pelo empenho e exercício de prática científica demonstrado pelo aluno, pela participação e entusiasmo dos colegas participantes e encorajamento dos professores presentes para a leitura de obras científicas de apoio ou não ao currículo. De salientar alguns pontos da conclusão partilhada com os participantes:



- As crises económicas são cíclicas; as guerras são jogos de interesses – acordos entre as grandes potências mundiais; as medidas para relançarem a Economia têm pontos e objectivos muito similares, independentemente das datas e dos países; aconselha a leitura do livro a todo o leitor que aprecie as grandes decisões que abalaram o Mundo e o pensamento actual; Revelou as dificuldades que teve de ultrapassar, pois alguns dos discursos foram difíceis de ler, uma pequena minoria não os leu na íntegra e outros foram lidos mais de que uma vez, mas foi gratificante.



O trabalho do Zé Diogo já foi submetido ao Concurso LER + CIÊNCIA.

Parabéns Zé Diogo!

11/05/2011

Formação na Biblioteca - "Articulação Curricular: BE | Sala de Aula



 
A Acção de Formação para Professores promovida pela Biblioteca Escolar, decorreu no dia 11 de Maio, subordinada ao tema "Articulação Curricular Biblioteca | Sala de Aula, orientada pelas Dr.ªs Maria José Carvalho e Filomena Branco. Com a presença de 23 Professores desta e de outras escolas vizinhas,a Acção focalizou o trabalho do Professor no processo de ensino – aprendizagem, com a seguinte linha orientadora: “BE e Professor parceiros do aluno”. Através do diálogo/reflexão  de fundamentos pedagógicos, as abordagens preconizaram os seguintes objectivos: Reconhecer a biblioteca escolar como parte integrante do processo educativo;Reconhecer estratégias que levem os docentes a rentabilizarem os recursos existentes nas suas actividades lectivas; Verificação que o trabalho colaborativo acontece quando os professores e o professor bibliotecário trabalham em conjunto, planificando, leccionando e avaliando os alunos.

De acordo com a ficha de avaliação preenchida pelos formandos, a acção cumpriu plenamente os objectivos e contribuiu muito positivamente para a melhoria das suas práticas educativas.

28/04/2011

TERTÚLIA MUSICAL NA BE | MOSTRA ESTP




Durante a Mostra ESTP, a BE organizou no dia 28 de Abril uma Tertúlia Musical.Inicialmente prevista para a Associação de Pais e Encarregados de Educação, a iniciativa contou com a participação das Turmas do 1ºJ e 10ºS.
Depois dos presentes assistirem ao vídeo promocional dos serviços da Biblioteca, seguiram para o Auditório, onde disfrutaram da Tertúlia Musical interpretada pelo Cantautor Augusto Canetas.
Canetas cantou e encantou os participantes, com poemas musicados de Sofia Mello Breyner, António Gedeão, Fernando Pessoa, Florbela Espanca,etc.