Páginas

26/11/2021

CONCURSO DE ROSAS DOS VENTOS

 O Concurso de Rosas dos Ventos decorre na Biblioteca S. Rosendo  na Escola Básica de Santo Tirso



24/11/2021

Magusto na Escola de S. Bento da Batalha

 Na Escola de S. Bento da Batalha aliou-se poesia, música , pintura e castanhas numa conjugação perfeita para levar os alunos ao sucesso e ao conhecimento.


22/11/2021

AINDA O MIBE* | Recriação artística sobre contos tradicionais de todo o Mundo | 1º classificado.

 

No âmbito do MIBE* (Mês Internacional das Bibliotecas Escolares 2021) subordinado ao tema CONTOS DE FADAS E CONTOS TRADICIONAIS DE TODO O MUNDO, foi lançado o repto aos professores de Educação Visual para os seus alunos recriarem artisticamente em forma de desenho, “contos de fadas e contos tradicionais de todo o mundo”. Para isso foi distribuído uma coletânea de contos “O conto tradicional português no séc. XXI - versões recolhidas

por estudantes da universidade do algarve – 2019”. Todos os trabalhos serão expostos na Biblioteca da Escola Secundária Tomaz Pelayo. Publicamos aqui o melhor trabalho sobre o Conto 30 da coletânea referida, com o título “A Cegonha e a Raposa”. O conto segue na integra a seguir ao trabalho de expressão artística.

Parabéns aos alunos participantes, em especial à aluna Maria Estevão do 9º ano que realizou o melhor trabalho. Aos respetivos professores envolvidos, os agradecimentos pelo êxito desta articulação com a Biblioteca Escolar.

quando os bibliotecários e os professores trabalham em conjunto, os alunos atingem níveis mais elevados de literacia, de leitura, de aprendizagem, de resolução de problemas e competências no domínio das tecnologias de informação e comunicação. (…)” Manifesto da IFLA / UNESCO para a Biblioteca Escolar (1999)”.


A CEGONHA E A RAPOSA

Era uma vez uma raposa e uma cegonha. A raposa, um dia, convidou a

cegonha para almoçar com ela. A cegonha aceitou imediatamente, sem dúvida

alguma.

Então, no outro dia, a cegonha lá estava. A raposa, que a tinha recebido muito

amavelmente, começou por dizer à cegonha que tinha feito assim umas papas

muito deliciosas, abrindo cada vez mais o apetite à cegonha.

O que a cegonha não contava era a forma como eram os pratos. De facto, a

comida foi servida em dois pratos rasos. A cegonha tentou, tentou, mas por causa

do bico, não conseguia comer.

Então, pensando para si, achava a atitude da raposa muito má, de puro

egoísmo mesmo, pois ela sabia que a cegonha tinha o bico comprido e que jamais

podia comer assim.

Como é óbvio, a raposa não tinha feito aquilo por engano, pelo contrário, foi

com toda a intenção. Queria oferecer comida, mas ao mesmo tempo ficar com

ela toda. E por isso, enquanto via o esforço que a cegonha fazia para comer, ria-se

sozinha.

Mas a cegonha pensou que a raposa não levava a melhor e então, nesse dia,

virou-se para a raposa e disse:

– Já que hoje me ofereceste o almoço, amanhã sou eu que te ofereço o almoço.

Aparece lá na minha casa.

A raposa aceitou imediatamente: ia comer sem ter que gastar da sua comida.

Mas ao chegar, viu que a comida estava dentro de duas garrafas compridas. E

enquanto tentava chegar à comida, já a cegonha se deliciara toda com a comida.

Então a raposa, ao perceber a sua maldade, pediu desculpas à cegonha e prometeu

que o que tinha acontecido nunca mais se voltaria a dar.

 

Informante: Sandra Madeira, 20 anos, natural de Genebra (Suíça), estudante.

Recolha: em Quarteira, Loulé, Faro, a 9 de Dezembro de 2005.

Coletor: Sandra Madeira (cassete 2 / face B)

18/11/2021

"10 minutos a ler" | Na sala de Aula | Todos os dias

 

"10 minutos a ler" | Na sala de Aula | Todos os dias

“Quem lê lerá sempre mais e melhor, e ficará mais bem preparado para a vida. É por isso que ler todos os dias é tão importante” (PNL).

Registamos com agrado, que o repto lançado pelo Serviço de Biblioteca Escolar no âmbito da escola + 21-23 para participação na atividade “10 minutos a ler” foi abraçado, com entusiasmo, por todas as turmas (2º e 3º Ciclos) do Agrupamento. O feedback é muito positivo e para isso muito contribuíram os respetivos Diretores de Turma e restantes professores que implementaram o projeto nas suas turmas.

Algumas atividades estão a surgir a partir da leitura do livro da turma, tendo a professora de Português do 7ºA Raquel Costa dinamizado a atividade “Marcadores sobre o Livro - Charlie e a fábrica de chocolate" da qual apresentamos uma pequena amostra a seguir.

Isto é só o início! Daremos mais notícias de mais trabalhos, proximamente ….

De facto, quando…. “quando os bibliotecários e os professores trabalham em conjunto, os alunos atingem níveis mais elevados de literacia, de leitura e de aprendizagem” ….. (Manifesto da IFLA / UNESCO)



16/11/2021

A maior flor do mundo

Num ano em que todas fomos convocados a comemorar o centenário de José Saramago, os alunos da Escola Básica da Ramada fizeram-no desta forma.

Centenário de José Saramago na Biblioteca S. Rosendo

 No centenário de José Saramago, “a maior flor do mundo” caiu nas folhas de outono do painel da Biblioteca S. Rosendo.




14/11/2021

Imprevisto de leitura- "Rosinha mar e sonhos"

A professora titular foi surpreendida com o trabalho dos alunos desenvolvidos com a colaboração da Biblioteca Escolar
 

09/11/2021

VISITAS À BIBLIOTECA || Mês Internacional das Bibliotecas Escolares.

 

Em outubro comemorou-se o mês das Bibliotecas Escolares, este ano subordinado ao tema “CONTOS DE FADAS E CONTOS TRADICIONAIS DE TODO O MUNDO”.


Entre as várias ações que desenvolvemos nas BE’s AETP, tivemos para os novos alunos na ESTP a ação – ação Formação de utilizadores – Como usar a BE. A formação incidiu sobre a organização e funcionamento da Biblioteca, no sentido de promover o valor da BE, motivar para a sua utilização, esclarecer sobre as formas como está organizada e ensinar a utilizar os diferentes serviços. Todos os alunos, no final da visita, receberam um desdobrável com todas as informações necessárias para frequentarem a Biblioteca. Todos prometeram voltar!