Alunos do 9º ano recriam a Guerra das Trincheiras - exposição cartas de guerra das trincheira
Os alunos do 9º ano da Escola Secundária Tomaz Pelayo atenderam à proposta da professora da disciplina de história e recriaram as cartas enviadas pelos soldados portugueses da Primeira Guerra Mundial (1914-18), nas quais descrevem as condições difíceis e desumanas dos intermináveis dias passados nas famosas trincheiras.
Esta iniciativa serve para comemorar o Centenário do Armistício da Grande Guerra (1914-18), que se celebra no dia 11 de novembro e se prolonga por mais dias na Tomaz Pelayo, já que os trabalhos realizados pelos alunos encontram-se expostos na biblioteca, no horário de funcionamento.
Ricardo Mesquita Moreira, número 24, 9ºB
PAT R (Patrícia Ribeiro), escritora, vai estar no auditório
da Tomaz Pelayo no dia 28 de nov. na apresentação a obra completa (livro +
livro de extras) "Os homens nunca saberão nada disto", que se
encontra na biblioteca ESTP para consulta dos interessados. Boas Leituras!
Conversa com o autor tirsense Francisco Goiana da Silva "A Matilde está careca" é uma obra escrita a várias mãos, por ex-alunos da Faculdade de Medicina de Lisboa, e ilustrada por José Souto Moura.
A importância deste trabalho junto das crianças hospitalizadas é muito bem retratado.
Estivemos presentes nesta sessão.
O Dia Mundial de Combate ao Bullying assinala-se a 20 de outubro.
Na nossa escola comemorou-se hoje !
A data é um alerta internacional para o problema do bullying com que muitos jovens/crianças vivem. Segundo a UNICEF, uma em cada três crianças do mundo é vítima de bullying na escola regularmente.
Consciencializar a população escolar para esta forma de violência, apoiar e incentivar as vítimas a denunciarem estas graves situações e encontrar formas de as prevenir, são os desafios colocados por esta data, visto que a luta contra o bullying não é uma tarefa de um dia, nem de um grupo de pessoas, mas sim de todos os dias do ano e de todas as pessoas.
O Sr. Agente Ricardo Gouveia veio ao Agrupamento Tomaz Pelayo e promoveu esta campanha de prevenção e combate ao bullying. Apresentou dois filmes em que os alunos rapidamente chegaram à conclusão de que " Hoje pode ser o meu colega vitima de bulling , mas amanhã poderei ser eu! Por isso, devemos ser todos amigos"
Estiveram presentes os alunos do 1º ciclo das escolas: