01/03/2010

ACÇÃO DE PROMOÇÃO DA LEITURA E DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS ASSOCIADAS | 25 FEV 2010 |


Realizou-se no dia 25 de Fevereiro, pelas 10,00 Horas, na Biblioteca Escolar, uma acção subordinada ao tema "Promoção da Leitura e Desenvolvimento de Competências Associadas". Esta sessão contou com a presença da Escritora Teresa Silva e participação das turmas do 7º ano desta escola.

Teresa Silva, frequenta actualmente o 9º ano, no Externato Delfim Ferreira em Riba D'Ave e aos treze anos, escreveu o Livro com o título "MAGIA LOUCA"





"A Teresa sempre gostou de escrever histórias, desde a primária. Sempre foi responsável e organizada (pôs sempre em primeiro lugar os estudos). Escrever sempre foi um hobbie até que deu a ler a sua primeira história aos pais e professores. O apoio foi imediato ..."



"Magia Louca" é uma história passada "numa ocupação de férias de Verão, uma adolescente mágica mete-se em sarilhos e, quando se apercebe, está trezentos anos à frente. Foi parar a um Mundo muito diferente do dela. A sua grande preocupação relaciona-se com a população desse Mundo que a queria matar, por um acto que ela fizera sem querer...quando só queria ajudar! Tudo por um pulseira mágica que nem era dela! (...)"

As turmas participantes, do 7º A e B, trabalharam a história de "Magia Louca", em sala de aula, sob a orientação da Profª de Português, Francisca Garrett: leitura orientada e leitura autónoma pela requisição na BE dos exemplares existentes que circularam pelos alunos, fizeram desenhos e poemas sobre história do livro, musicaram e interpretaram poemas para todos os presentes na sessão.

Ilustrações sobre a temática de "Magia Louca":


Poema para a Teresa Silva:

Tenra idade e já formada escritora
Nobr' arte a de uma escrita inteligente
Qual dádiva de Deus tão sedutora
Mas que não concedida a muita gente



Se alguém puder nesta Magia Louca
Encontrar neste mundo tal pulseira
Anunciará poder já de voz rouca
P'ra Deus desprover de tal canseira

Tal poder só a Ele se destina
Por isso o mundo inteiro se inclina Perante esta grandeza do Profeta

Tanta assim chega até a ser perverso
Que Deus tenha para si o Universo
Enquanto para o escritor reste a caneta

Avaliação:

Conhecer a Teresa Silva foi, sem dúvida, importante para os nossos alunos do 7º ano de escolaridade, que colocaram todo o empenho e carinho para a receberem. Desde a leitura do seu livro até à realização de cartazes e poemas musicados, todos se deixaram envolver nessa “Magia Louca”. Ávidos de respostas, procuraram nela um exemplo a seguir e por isso quiseram registar o momento com o autógrafo, que lhe pediram, e que mostram, ainda hoje, com orgulho.
É com iniciativas (e pessoas) como esta que se consegue incutir dinamismo e vontade em fazer bem, nos nossos alunos!



1 comentário:

  1. esta pagina esta muito creativa e esta escola parece ser muito boa.

    ResponderEliminar