16/06/2012

Apresentação do livro de poemas da aluna cega Tânia Seara "O Amor que comanda a minha vida"








No dia 17 de Maio fez-se a apresentação na Biblioteca Escolar Tomaz Pelayo do livro de poemas “ O Amor que comanda a minha vida” de Tânia Seara.
O Diretor da ESTP esteve presente proferindo o discurso inicial.

A Professora de Educação Especial, não podendo estar presente, enviou a seguinte mensagem:

“Antoine de Saint-Exupéry escreveu, na sua belíssima obra O Principezinho, que – O essencial é invisível aos olhos. Só se vê bem com os olhos do coração –. De facto, aquilo que mais valor assume na vida não se vê, sente-se. Refiro-me a valores e sentimentos que não precisam de ser vistos com os olhos, necessitam sim de ser vistos e sentidos com o coração.
O livro da Tânia espelha alguns dos sentimentos que habitam a sua alma e o seu imaginário. A iniciativa da Tânia é prova de que as limitações que a vida nos impõe não nos podem impedir de lutar pelos nossos sonhos, muito menos vedar o acesso ao lugar mais mágico de cada um de nós: o coração.
Um bem-haja à Tânia pela coragem de registar e partilhar as suas emoções, transmitindo-nos o que o seu coração vê! Votos de muito sucesso!

TEXTO DAS COLEGAS DE TURMA 10ºP:
Regina Sousa, nº10
Sílvia Pedrosa, nº 16


Tânia Seara, uma aluna cega que frequenta o décimo ano do curso técnico de Gestão da turma P, publicou um livro de poesia chamado “O Amor que comanda a minha vida”.
Foi realizada a apresentação do livro e da respetiva autora, no auditório da Biblioteca Escolar no dia 15/05/2012 pelas 10h30. Na assistência esteve a turma N|P, o diretor da escola, o diretor da BE, alguns professores e  a sua melhor amiga.
A apresentação começou com um breve e bonito discurso do Sr. Diretor da escola, depois seguiu-se o professor Daciano Sousa, que com uma pequena demonstração num powerpoint, nos incentivou a ler mais, pois “quem não lê, mal fala, mal ouve, mal vê”.
No decorrer da apresentação, Tânia Seara, acompanhada pela professora Fernanda Soares que a ajudou neste evento, falou sobre o seu livro e respondeu às questões que lhe foram postas pela “plateia”. Falava na sua vida, em que se tinha inspirado e no seu próximo livro. Sim! Vem aí um segundo livro, desta vez com o tema “família”. A professora Fernanda Soares dedicou-lhe um poema “o que te deixei” de Carlos Drummond de Andrade e falou do livro “Fernão Capelo Gaivota” Disse também uma citação de BUDA referente à felicidade para todos sem exceção, para os egos também.
Depois, a aluna Catarina Martins da oficina de teatro e poesia, leu-nos um capítulo deste livro de uma forma expressiva que nos despertou de imediato o desejo de ler o livro.
Após a leitura, Sara Ferreira, sua melhor amiga, disse com carinho, o sentimento que tinha pela Tânia e o quão orgulhosa estava dela, surpreendendo-a.
Mas não era a única surpresa que se lhe tinha reservado. Com um belíssimo ramo de rosas, cor do amor (rosa forte) que a turma anteriormente decidiu oferecer-lhe, foi-lhe entregue carinhosamente. O professor Daciano ofereceu-lhe em nome da Direção e da Biblioteca, a medalha da escola.
Por fim, emocionada, Tânia Seara agradeceu e, com aplausos, a apresentação terminou.




Sem comentários:

Enviar um comentário