23/10/2010

EXPOSIÇÃO NA BE: "1910/2010 - APONTAMENTOS DA I REPÚBLICA"




A Escola Secundária de Tomaz Pelayo foi lugar de comemoração do Centenário da República.
As turmas de nono ano em parceria com as turmas de IGR e de AE dos Cursos de Educação e Formação de Adultos assinalaram os 100 anos de República através da exposição “1910/2010 – Apontamentos da Primeira República”, orientados pelos professores de História, contribuindo assim para a memória colectiva de um povo, o português, e com a ajuda das Novas Tecnologias.
100 anos após a Implantação da República, é talvez mais do que motivo celebrarmos.
Foram muitos os que se mobilizaram para as comemorações do Centenário da República - televisões, rádios, jornais, poder central e local, associações várias e as escolas, claro! Praticamente tudo se disse ainda assim foi nossa missão, no dia 4, também fazermos parte, não com a pretensão de fazer teses, a favor ou contra a República, mas querendo tirar alguns apontamentos daquilo que foi a Primeira República, aquela que se implantou a 5 de Outubro de 1910 e findou a 28 de Maio de 1926!
Cada cartaz apresentado pretendeu ser somente o pretexto para tentar de algum modo suscitar a curiosidade de vir a saber mais. Às pesquisas, simples, mas cuidadas, associamos as imagens, sobretudo caricaturas, que tendo como pano de fundo a República e as suas cores, nos pretendem esclarecer alguns aspectos da acção governativa da Primeira República, dos seus sonhos às dificuldades.
A propósito de caricaturas foi interessante descobrir que elas com os seus traços exagerados foram permitindo ver a realidade, antes de 1910, protagonizada pelos governos monárquicos e depois como testemunho das realizações e desejos ou promessas por cumprir. Mas neste dia quisemos enfatizar, os seus princípios, que cumpridos ou não, fazem parte desta História - o sonho da liberdade, da igualdade, da justiça, da solidariedade e do poder!