10/03/2010

Lançamento do Livro: "FUNDAMENTOS DO SER" | 26 FEV.2010


No dia 26 de Fevereiro pelas 19:30 a turma de DTCM (Desenho Técnico e Construções Mecânicas) apresentou à comunidade, em especial aos alunos dos Cursos EFA, o livro Fundamentos do Ser, trabalho realizado em Cidadania e Profissionalidade em articulação com Cultura Língua e Comunicação.
Cada formando foi convidado a escrever um texto sobre princípios de conduta: solidariedade, tolerância, respeito, compreensão, no fundo, todos aqueles que, de algum modo reconhecem em si ou no Outro como fundamento de atitudes e acções do quotidiano.
“Por se tratar de textos baseados em vivências reais, ou por nós “inventadas”, achamos por bem considerá-los crónicas. Mesmo quando a história é real, é sempre a visão de cada um de nós que a história apresenta, é a forma como cada um de nós se percepciona a si e aos outros, numa teia de relações que tomam conta do nosso quotidiano.”
“Questionamos atitudes, denunciamos realidades, formulamos desejos, alimentamos a vontade de uma mudança, sinónima de mundo melhor.”
Dizem neste livro assumir a repetição de ideias, de palavras, de expressões, de princípios…Mas assumiram sobretudo a dificuldade de viver e conviver com o outro, afirmando ser este o grande desafio de cada um e da humanidade.
Mas a apresentação ultrapassou a própria obra e foi momento de comemoração de uma etapa cumprida, foi momento de partilha de dificuldades, de desafios ganhos, de expectativas, de esperança, de que amanhã seja o dia de uma nova oportunidade.






Sem comentários:

Enviar um comentário