11/02/2012

O POETA DO MÊS

A poesia anda na Escola

                           O poeta do mês

JOSÉ FANHA
JOSÉ FANHA
José Manuel Krusse Fanha Vicente nasce em Lisboa a 19 de fevereiro de 1951. Filho de oficial do exército e de professora de música, faz os estudos  liceais no Colégio Militar de Lisboa entre 1961 e 1968.
Frequenta o Curso de Formação Artística da Sociedade Nacional de Belas-Artes em 1968/69.
Entre 1969 e 1976 tem experiências profissionais como  jornalista (Record e Diário de Lisboa – Suplemento “A Mosca” -), desenhador de Arquitetura (Ministério das Obras Públicas, Ateliês dos arquitetos  Maurício de Vasconcelos, Frederico Georges,  Manuel Vicente) e copy de publicidade.
Em 1976 licencia-se em Arquitetura pela ESBAL.
Trabalha brevemente na empresa ESTIL como arquitecto.
É coautor do projeto de arquitetura do Centro Cultural da Embaixada de Portugal na Guiné-Bissau (1978).
Entre 1978 e 2009 é professor efetivo do Ensino Secundário, tendo lecionado diversas disciplinas, entre as quais "História das Artes Visuais", "História da Arte em Portugal", "Teoria do Design", "Geometria Descritiva", "Técnicas de Expressão e Práticas de Representação”, “Educação Visual”, Atelier de Artes”, “Arte e Design”, etc.
Entre 1986 e 1989 é Orientador pedagógico na formação de professores da Área de Estudos Artísticos na Escola Superior de Educação de Lisboa.
Tem o estatuto de formador de formadores, concedido pelo Conselho Científico e Pedagógico da Formação Contínua  da Universidade do Minho.
Mestre na área de Educação e Leitura pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Lisboa (2007).
Doutorando na Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Lisboa na área de História da Educação e da Cultura Escrita.
Poeta, divulgador de poesia e declamador. Como tal, desde 1969, participou em milhares de sessões de animação cultural, acompanhando o grupo dos chamados baladeiros ou cantores de protesto, entre os quais José Afonso, Adriano Correia de Oliveira, Francisco Fanhais, Manuel Freire, José Jorge Letria, Carlos Alberto Moniz, etc, etc.
Dramaturgo e dramaturgista, autor de letras para canções e textos para rádio, guionista de televisão e cinema.
Participações pontuais como actor em teatro, televisão e cinema.
Sócio da Associação Portuguesa de Escritores e da Sociedade Portuguesa de Autores.

Sem comentários:

Enviar um comentário