18/02/2012

" O POETA NA ESCOLA"







No passado dia 10 de Fevereiro, imbuídos pelo espírito “A poesia anda na Escola”, tivemos “O Poeta na Escola”. No auditório da Biblioteca, pelas 10:15 h, os alunos das turmas 10ºA3/F2, 10º F1 e 11º E1/E2 aguardavam a presença do autor do livro Rumores Adolescentes (ou quase), professor António Oliveira, para a apresentação desta sua obra. O professor António Sousa abriu a sessão fazendo uma breve alusão ao poeta com o poema “Sôbolos rios que vão”, o primeiro poema do livro. Seguiu-se um trecho musical divinamente tocado pelas alunas da turma 10º A3, Maura e Ana Paula, (violino e viola de arco, respetivamente). Vários foram os alunos que surpreenderam o poeta com a leitura dos seus poemas, o Tiago Maia do 10º A3, a Ana Clara, a Catarina Martins e a Catarina Pinheiro do 10º F2, a Ângela, a Lisandra e a Maria João do 10º F1. A Catarina Martins e a Sofia do 10º A3 iam intercalando a audição dos poemas, lidos pelos alunos e pelo professor Sousa, com belas melodias arrancadas das suas flautas.
Seguiu-se o momento em que foi dada a palavra ao nosso convidado. O professor António Oliveira falou da sua larga experiência no âmbito da docência e da sua relação pedagógica com jovens adolescentes para desenvolver o que o levou a escrever este livro. Todos os poemas são respostas a desejos, anseios, desabafos, angústias… dos seus alunos.
Os nossos alunos, embalados pela retórica do autor convidado (e do professor Sousa que, por vezes, o interpelava fazendo alusões a poemas dos nossos poetas), colocaram várias questões quer sobre a obra quer sobre o poeta.
Terminou a sessão ao som das cordas do violino e da viola de arco (habilmente dedilhadas pela Maura e Ana Paula), com os agradecimentos em nome da Escola, nomeadamente do Diretor, e com a oferta do anuário e medalha da Escola ao nosso convidado.
Maria Agostinha S. Cruz
(Professora de Português do 10º A3/F2
Coordenadora da Oficina de Poesia)

Sem comentários:

Enviar um comentário